Notícias & Artigos

Sexta, 08 Março 2024 17:12

Audipe e TCE-MT assinam proposta de Auditoria Operacional sobre violência contra a mulher em Mato Grosso

A Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso assinaram, nesta sexta-feira (08/03), uma proposta de Auditoria Operacional sobre a violência contra a mulher em Mato Grosso. O ofício foi levado em mãos pelo Presidente do TCE-MT, Conselheiro Sérgio Ricardo e assinado durante evento de comemoração do Dia da Mulher, na Escola Superior de Contas.

A Audipe vai contar com o apoio da Equipe de Inteligência do Gabinete Militar do Tribunal de Contas, sob responsabilidade do Coronel Hadassah Suzannah Beserra de Souza. Essa parceria tem o objetivo de unir forças para obter dados e informações técnicas científicas da situação de Mato Grosso em relação à violência contra a mulher, ou seja, conhecer a realidade de cada município.

O Presidente do Tribunal de Contas ressaltou que com essas informações, será possível enviar ao governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Militar sugestões de medidas imediatas e urgentes. “Eu quero saber o que acontece em Araguainha, menor município de Mato Grosso, em Sorriso e outros municípios. Nessa guerra, temos de trabalhar pela parte que mais sofre. O jogo de enfrentamento que quero fazer é esse, pois ninguém consegue nada sem informação”, disse o Conselheiro Sérgio Ricardo.

Na oportunidade, o Presidente do TCE-MT realizou também o lançamento da Cartilha sobre a Violência Contra Mulher e reafirmou o compromisso de sua gestão na defesa e qualificação dos servidores. “Quero que o Tribunal faça mais. Temos convênios com a Fadisp, IDP e vamos buscar outros convênios. Aqui na Escola de Contas começamos a montar uma sala especial, onde poderemos assistir às aulas ao vivo. Quero que todos possam ter acesso a fazer um mestrado, doutorado, se qualificarem”, disse.

A Presidente da Audipe Simony Jin ressaltou a iniciativa da Presidência para promover proteção e auxílio para as mulheres. “Vejo o quanto tem falado em seu discurso em desigualdades, sobre a pretensão de fazer dessa gestão um canal para que possamos trazer benefícios para a sociedade como um todo. Vamos utilizar dos nossos recursos e prerrogativas enquanto Tribunal de Contas para poder solicitar e olhar para essas questões urgentes. Ver quais são os planos e programas que estão sendo realizados, o que está sendo efetivamente proposto e se está sendo cumprido.”

Simony Jin ressaltou ainda as várias ações que estão sendo implementadas pelo Presidente do TCE-MT na instituição. Uma delas, foi o compromisso firmado no investimento na qualificação dos servidores. “É um olhar de gestor, de como atingir o maior número de pessoas com esse benefício. Acredito que esse programa de capacitação traz um desenvolvimento para este tribunal. Somos um Tribunal de excelência, temos um corpo técnico de qualidade, mas não podemos perder de vista as mudanças e transformações que estão acontecendo no mundo, aquele que não se capacita fica para trás.”

 

 

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato