Notícias & Artigos

Segunda, 03 Abril 2023 07:23

ABRIL AZUL – Audipe reforça importância da campanha e lembra alguns sinais que podem indicar que a pessoa tem autismo

Iniciamos a abril e neste mês é realizado o “Abril Azul”. Uma campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que se refere a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais e padrões restritos e/ou repetitivos de comportamento.

A campanha tem o objetivo de levar informações para a população e combater a discriminação sobre os mais de 2 milhões de brasileiros que possuem o TEA e em respeito a essas pessoas e visando fomentar ainda mais essa conscientização, a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (AUDIPE), reforça e contribui na divulgação do Abril Azul.

Vale lembrar que o autismo é dividido em três níveis: leve, moderado e grave. A patologia pode ser identificada já nos primeiros meses de contato do bebê, e o diagnóstico prévio é fundamental.

Veja abaixo alguns sintomas:

• A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;
• Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;
• Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;
• É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos sejam retidos;
• Algumas pessoas de espectro autista conseguem concentrar-se na sua área de interesse específico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
• A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;
• Indivíduos com autismo costumam ser funcionários leais e de confiança.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato