Notícias & Artigos

Terça, 18 Mai 2021 10:43

SERUR apresenta Relatório de Produtividade

A Secretaria de Recursos (SERUR) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), criada em dezembro de 2020, iniciou o ano de 2021 focada na produção do Manual de Recursos, e na especialização de seus profissionais.

Conforme o 1º relatório de produtividade da SERUR, foram recebidos um total de 64 processos no período de 10 de março a 10 de maio de 2021. Destes, foram instruídos 57 processos, uma taxa de efetividade na ordem de 89%.


Para o auditor Manoel da Conceção da Silva, secretário de recursos, a meta fundamental da SERUR é o aperfeiçoamento das decisões monocráticas e ou plenárias, pois uma segunda avaliação do processo permite corrigir eventuais erros processuais, eliminar ambiguidades, omissões e sobretudo produzir uma decisão mais justa, como já assinalado no Manual de Recursos encaminhado a presidência do órgão em fevereiro deste ano.

Informa ainda que o setor buscará com empenho, assegurar a duração razoável dos processos, com a resposta definitiva do Tribunal, que deve ocorrer em tempo hábil, sob pena de comprometer a própria efetividade do sistema de controle externo.

Por fim, assinala que para junho, já solicitou equipe técnica do TCE/MT para implantação do sistema CONEX-E para emissão de Ordens de Serviço e relatório padrão de recursos automatizado.

Segundo o auditor e supervisor do setor, José Fernandes Correia de Góes, foram adotados dois filtros para acelerar a produção: O primeiro deles é referente ao ano de autuação do processo, os mais antigos têm prioridade sobre os mais recentes.

Já o segundo é em relação aos dias no setor. Até 30 dias alerta verde, de 31 dias até 59, alerta amarelo. Já para 60 dias ou mais, o alerta é vermelho e tem prioridade máxima.

Conforme o relatório levantado, ressalta que ainda não se teve processos em alerta amarelo ou vermelho.

Segundo o auditor Bruno Ribeiro Marques, da Secretaria de Obras do órgão, “a produtividade da Secex de Recursos ajudou a baixar o estoque no seu setor, e se concentrar nos processos em fase de instrução. Pois se começava um relatório, aí surgia os embargos, agravos e recursos ordinários, com efeitos suspensivos e devolutivos que demandavam escutar todas as partes do litisconsórcio, o que dificultava e retardava o andamento. A SERUR, acaba por contribuir na produtividade de outros setores,” disse ele.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato